O plantio de arroz em Viamão - região metropolitana de Porto Alegre - iniciou no dia 28 de agosto e cerca de 470 hectares já estão semeados nas localidades de Pimenta e Lombas. Os arrozeiros utilizaram as variedades Irga 424 e Epagri 109 no sistema de cultivo pré-germinado.
Até o final do plantio, o município espera semear 27,4 mil hectares, um aumento de 2% em relação à última safra.Segundo o agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Hermínio Gadea, a recomendação de plantio para as variedades da Epagri se estende até o dia 20 de outubro. Já para as cultivares do Irga, o período vai até 10 de novembro. O sistema pré-germinado proporciona uma facilidade no preparo do solo e semeadura em condições climáticas adversas.
Se souber aproveitar as chuvas da primavera, o produtor poderá reduzir o volume total de água utilizado em 20%. O pré-germinado pode aumentar o rendimento de grãos se a área estiver com baixa produtividade em função da infestação por arroz vermelho, um dos principais problemas da cultura no Estado.
O produtor ainda economiza água, energia elétrica e diesel.
O município de Viamão semeou 26,8 mil hectares de arroz na última safra e a produtividade média chegou a 6,2 toneladas por hectare. A expectativa, segundo Gadea, é atingir 6,3 toneladas por hectare nesta safra. Produtores de municípios vizinhos, como Glorinha, Taquara, Rolante, Osório e do Litoral Norte devem começar o plantio durante esta semana também no sistema de cultivo pré-germinado. As informações são da Assessoria de Comunicação do Irga.
Saiba mais em:
Ultimo Segundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário