quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Eleitorado ainda em dúvida em Viamão

Foi feita uma pequena pesquisa na feira da Santa Isabel e em frente ao Rissul, quando 194 pessoas foram entrevistadas para saber se já sabiam em quem iriam votar. Pois 125 pessoas, entre homens e mulheres disseram que ainda não sabem em quem votar para Prefeito ou Vereador em Viamão, ou seja 64,44%. Em parte deste resultado, que não é sequer uma mínima amostra do eleitorado de Viamão, é que as entrevistas foram feitas logo após a onda de crimes em Viamão.


Também deve-se levar em conta a situação no pais inteiro com tantos crimes, tanta corrupção (uma das maiores da historia do Brasil). Deve-se levar em conta também que a maioria das pessoas, com exceção dos próprios candidatos e agitadores de bandeiras, estão odiando as campanhas aos sábados.

“Eu sei em quem ou votar. Não adianta me dar papelzinho que é colocar dinheiro fora.” – Fala irritado um senhor que é praticamente atacado por dezenas de cabos eleitorais. Na verdade, não faz sentido largar tanto papel antes da ultima semana ou mesmo do ultimo dia. Muitas pessoas até guardam um ou outro mas não levam no dia e pegam o primeiro que recebem.


Outra coisa que explica tamanha falta de interesse da população e que as pessoas não são mais as mesmas de 10 ou 15 anos atrás. Há muita informação não apenas nas mídias tradicionais, mas a Web já está fazendo a cabeça das pessoas. Mesmo aquele cidadão que não tem acesso em casa, tem no trabalho, na escola e até de graça em alguns pontos.


Passam-se os anos e ocorrem sempre as mesmas manobras, sendo que uma das moedas de compra de votos agora é a promessa de regulamentação de áreas verdes onde aqueles que moram nestas áreas, na certa irão votar, mas a duvida é se terão seus terrenos legalizados mesmo caso o partido ganhe.

É de se levantar uma suspeita de quem são estas áreas verdes. É muito fácil para um agente imobiliário mapear as áreas verdes (e muitas vezes relativamente nobres), e colocar laranjas nestes pontos e depois legalizar. Enquanto muitos espertos ganham áreas próximas ao centro da cidade, em ruas próximas às avenidas outros que trabalham e lutam para ter seus terrenos são obrigados a pagar IPTU e outra taxas. Basta circular por Viamão para notarmos como algumas áreas estão sendo tomadas aos poucos sem que a Administração faça algo. Depois, passa-se 5 anos, e o dono alega usucapião.


Hoje foi atualizada a Enquête dos Vereadores. Dos 224 que iniciaram a corrida na primeira enquête, restaram apenas 46. Vamos ver quais (14) destes serão eleitos. Há também uma forte tendência a uma massiva anulação de votos e também o não comparecimento dos eleitores, seja por estarem em outras cidades ou mesmo por não irem votar. Temos recebido e-mails e telefonemas de pessoas que pediram informações sobre isso. A coisa chegou a tal ponto que chamou a atenção de muitas pessoas que estão criando comunidades e blogs sobre o assunto. O mais recente que podemos informar é o www.viamaovotanulo.blogspot.com .

Nenhum comentário: