sábado, 20 de setembro de 2008

PMDB inaugura seu Movimento Negro

No último domingo foi lançado o Movimento Negro do PMDB de Viamão, com a presença de 50 pessoas, dentre elas lideranças da luta contra o preconceito, candidatos a vereador e, claro, Sarico e Juarez da coligação Juntos Para Fazer Mais.

Márcia, presidente provisória do movimento, diz que este foi um passo importante para o partido na nossa cidade, porque "é uma proposta nova, de se fazer movimento negro de maneira séria".
Ela e Sarico garantiram ainda que, no futuro governo Sarico e Juarez, será introduzido no curriculum escolar a história também da perspectiva do negro. "Porque falar do negro no ambiente escolar não pode resumir-se apenas a dar um desenho com a cara do Zumbi para as crianças colorirem no dia 20 de Novembro", diz Márcia.

A afirmação faz sentido. A história do Brasil português é amplamente conhecida. Alemães, japoneses e principalmente italianos já têm as epopéias migratórias de seus povos devidamente registradas em filmes, novelas e monumentos. Enquanto isso, o negro ainda não tem quase nenhum ponto de referência sobre sua própria história.

NOTA PARALELA:
Em 2007, foi inaugurada uma estátua em homenagem a João Cândido, líder da Revolta da Chibata de 1910. Tal monumento faz parte da história do negro no Brasil, não apenas porque João Cândido era negro, como porque a revolta foi protagonizada por uma maioria de marinheiros negros. As classes mais baixas da Marinha, por serem compostas de rapazes muito pobres e quase todos negros, estava ainda sujeita a castigos físicos de açoitamento, 30 anos após a abolição da escravidão no Brasil.

A Revolta consistiu de um motim liderado por Cândido, no qual os marinheiros tomaram um navio no Rio de Janeiro (capital federal da época) e exigiram do governo uma lei abolindo os castigos físicos. Como forma de "argumentar", bombardearam o Palácio do Catete, sede da Presidência da República.
A estátua inaugurada no ano passado retrata o "Almirante Negro" com um leme nas mãos, e ironicamente está hoje localizada nos jardins do Museu da República (antigo Palácio do Catete). A estátua está virada de frente para a baía de Guanabara, como se João Cândido observasse para sempre o local onde inscreveu seu nome na História do Brasil.

Líder dos assentados está com Sarico

Na última semana, a grande liderança do assentamento Filhos de Sepé, Tarzan, declarou seu apoio à campanha de Sarico e Juarez para a prefeitura. Na reunião na sede do PMDB, deu um discurso desmistificando as posições políticas dos membros do MST: "As pessoas costumam pensar em nós como alinhados automaticamente com o PT, por causa da história que o partido teve enquanto defendia seriamente a reforma agrária. Mas eu posso garantir que ali da nossa gente, 70% são Sarico na cabeça... e no coração!"

Sarico e Juarez inauguram comitê na Av. Liberdade
Na última semana, Sarico, Juarez e a coligação Juntos para Fazer Mais inauguraram seu comitê na Av. Liberdade, lotando a avenida com mais de 80 militantes armados de bandeiras e carros de som.

Nenhum comentário: