quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Novamente o Problema das Pichações em Viamão

Sem entrar no mérito de que isso é uma doença de pessoas completamente alienadas e que merecem internação, o problema de pichações alem de estragar o visual da cidade, onera o bolso de comerciantes e donos de residências que possuem muros.

Mas há casos onde os pichadores pulam grades para sujar as casas (Foto abaixo, a direita, onde mostra uma casa que fica na Av. Liberdade). Acima, a esquerda, predio da Cabeças Pensantes, também na Av. Liberdade.

Até mesmo igrejas como aquela que há na parada 36 são atacadas, num gesto completamente contra até mesmo os princípios mais baixos das ditas “Organizações de Pichadores”. Muitos jovens no Brasil, como sempre, após copiar o que de pior fazem lá fora, esquecem de copiar estas normas.

Ta certo que nos EUA, Inglaterra e França também possuem pessoas que riscam metrôs, obras publicas etc. Porque não se limitar apenas à riscar obras arriscadas e de difícil execução como chaminés de fabricas? Nem isso nossos pichadores são capazes.

Mas pensando numa solução que agradaria a todos, esta semana um Grafiteiro entrou em contato com o Viamão Hoje para explicar o que é grafite e o que é pichação, suas diferenças e também que pode vir a ser uma forma de jovens exporem seus trabalhos e também de ganhar alguns reais.

Tivemos a idéia então de falarmos com a Secretária de Cultura de Viamão aos cuidados de Elisabeth Baron para propor que o jovem Patrick Passos conhecido como Thito, fosse às escolas municipais, em forma de oficinas ou cursos, ensinar seu oficio e mostrar que é errado riscar por riscar. Até mesmo mais tarde, ao invés de simples pichadores, aqueles que gostam de lidar com tintas, poderiam transformar isso numa forma de ganho financeiro tornando-se Grafiteiros. Nesta pagina pode-se ver alguns trabalhos do Thito.


Segundo estudos, este habito ou vicio começa na infância quando as crianças ainda riscam as classes, paredes, portas de banheiros etc. Infelizmente até o momento ninguém respondeu nosso e-mail. Curiosamente, a algum tempo atrás também entramos em contato com a mesma Secretaria pois estávamos realizando uma pesquisa e queríamos saber qual o conceito de cultura. Até agora não foi respondido, ou é falta de tempo ou infelizmente o pessoal lá ainda acha que cultura é apenas Carnaval. Foram enviados e-mails para centenas de pessoas da comunidade, principalmente os mais populares mas poucos responderam.



Abaixo, algumas respostas de pessoas que não “colaram” nem fizeram piadinhas:


O que realmente significa "Cultura"?

Nivia Maria dos Santos

”Toda a manifestação

de um povo seja de forma artística, religiosa, o modo como vivem, como se vestem enfim qualquer ato ou maneira de se expressar de uma pessoa é cultural.”


Ângela Maria Domenis


cultura : progresso, atividade e desenvolvimento intelectual, desenvolver pelo estudo, viver por que não???

Carlos Augusto Lopes - Guto

No meu entedimento Cultura é a tradição, é o senso comum, é o viver do dia-a-dia. Cultura é a espinha dorsal de cada sociedade, é o que define o seu modos operandi. Cultura é o que baliza o indivíduo subjetivamente nas tomadas de decisões, como diria o pensador pós-moderno, Pierre Bourdieu: o indivíduo toma decisão conforme o que traz de bagagem de vida. Nesse sentido é que considero a cultura como elemento fundamental do funcionamento das sociedades.

Nenhum comentário: