sábado, 6 de setembro de 2008

Mãe é Mãe, até nos Momentos Politcos

Tem famílias onde um é Colorado e outro é Gremista ou um é Crente o outro é Ateu Ortodoxo. Mas, e quando a mãe é candidata a Vereadora pelo PT e o filho é candidato a Vereador pelo PSOL? O que rola na mesa na hora do almoço de final de semana? E os cartazes na frente da casa?

Pois uma leitora do Viamão Hoje me escreveu para matar esta curiosidade e é por isso que fui falar com a candidata Professora Maria duCarmo (PT) e com seu filho Carlos Augusto – O Guto.

SM – Como é a situação de sua mãe ser de um partido (PT), que você ataca ferrenhamente? E a Sra. DuCarmo, o que tem a dizer?
Guto - Respeito a opinião da minha mãe e acho que ela está perdendo tempo no PT, pois eu conheço o PT e sei que este partido não prioriza a luta comunitária. A candidatura da Profª DuCarmo é uma candidatura muito forte e enraizada na luta das comunidades, mas o PT não dá importância prá candidatura dela, pois, ela não participa do "grupinho" do prefeito e não participa dos "esqueminhas" deste grupinho.


DuCarmo - As pessoas tem o livre arbítrio e fazem suas próprias escolhas,o Guto optou pelo Psol,por não acreditar no governo Lula ( no qual eu acredito e muito),só que agora creio que ele vai se decepcionar com o Psol que recebeu da GERDAU R$ 100.000.000(cem mil reais)para a campanha e vai ser difícil explicar para o povo, como perder a pureza(e nem chegaram ao poder, hem!),veja bem.Não devemos jogar pedra quando temos o telhado de vidro.


SM – Nossa, duas visões bem opostas, mas isso não gera alguma “briguinha” vez que outra? Vocês moram na mesma casa?


DuCarmo - Não,o Guto é casado mora em Àguas-Claras e eu moro na Dom Feliciano,mas quando almoçamos ou jantamos sempre falamos em política(seria difícil não falar),já que somos atuantes e defendemos políticas públicas sociais para um Viamão melhor,mas temos uma relação de amor e de respeito.


Guto - Sempre há uma discussão ou outra, mas com muito respeito e fraternidade, sabemos que mesmo lutando em partidos diferentes nosso objetivo é o mesmo: o bem comum da cidade de Viamão.


SM – Muito bom saber disso, mas contem só parar mim e os leitores qual foi a discussão mais acalorada?


DuCarmo - Sempre que falamos no governo Lula,mas evitamos alguns pontos polêmicos,pois primamos por nossa relação afetiva.


Guto - Já discutimos algumas vezes por vários motivos, o principal é o desGoverno Lulla, que minha mãe acha que está fazendo um grande avanço, eu penso que o Lulla roubou muito mais que alguns milhões de reais, penso que o Lulla roubou a esperança que os brasileiros depositaram nele.


Mas, sei que minha mãe é uma pessoa inteligente e esclarecida, e sou muito agradecido à ela pela pessoa que sou, ela me ensinou os primeiros passos, as primeiras palavras, me ensinou a me indignar frente a injustiças e, principalmente, minha mãe me deu a maior lição do mundo: a de ser honesto acima de tudo. Obrigado mãe, mas agora voto 50.


SM – Que bom se o mundo, em especial Viamão todo fosse assim, candidatos “brigando” entre si mas dentro do respeito como o exemplo familiar mostrado aqui.


Sobre a Candidata a Vereadora do PT – Professora DuCarmo:


“Sou professora, candidata a vereadora pelo PT(pela 1ª vez), represento a renovação na câmara de vereadores, Uma Mulher de Luta Comunitária, sou filiada ao PT,militante,simpatizante,acredito no projeto Ptista e sei que farei diferença na câmara.
As propostas da minha candidatura, foram discutidas com a comunidade.
E meu compromisso é com o processo democrático garantindo a participação popular.
O Guto desde de novo esteve envolvido com as causas sociais,aos 13 anos foi eleito presidente do Grêmio Estudantil da Escola Genésio Pires em Itapuã.
Se destacou na luta contra o Pedágio e saiu vitorioso.
Ele é inteligente,culto,determinado e honesto,acredita no ser humano e que um outro mundo é possível.
Filho te admiro muito e tenho orgulho de ti.
Mas para Viamão continuar crescendo, vai dar 13.”


Sobre o Candidato a Vereador do PSOL – Carlos Augusto - Guto


“Assim como Tarso (PT) e Luciana (PSOL), em Viamão temos também 2 candidatos, de partidos diferentes, na mesma família. Sou filiado ao Psol, vice presidente municipal e sou da direção estadual, e fui filiado ao PT por 10 anos. Saí do PT pq este partido traiu seus princípios e rasgou as bandeiras que defendíamos. Somos um partido diferente, de luta e de responsabilidade para prometer somente aquilo que possamos cumprir. Minha mãe, Profª Maria do Carmo é filiada e candidata pelo PT, é funcionária pública a 28 anos, e tem uma longa trajetória (bem maior que a minha) de lutas comunitárias.”


SM - Mãe é mãe sempre, até no momento politico. Notaram como a Prof.DuCarmo fez uma leve promoção do seu filho em seu discurso final!


Alerto que esta matéria não tem nada a ver com a promoção dos candidatos envolvidos e/ou os partidos em si mas estas duas pessoas são as que mais contribuem com o Viamão Hoje e estão sempre ligados via web e que aceitaram esta entrevista. Tenho a certeza que a pessoa que esta lendo este texto tem cabeça suficiente para votar em quem desejar e não sofre influência alguma por um bate papo como este.

Silvio Monteiro
Criador e Mantenedor do http://www.viamaohoje.com.br/
Postado por Silvio Monteiro

Nenhum comentário: