segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou formatura

Com o objetivo de possibilitar qualificação profissional para famílias em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou na sexta-feira, dia 29, a formatura de 51 pessoas. As mesmas participaram dos projetos de Inclusão Produtiva. O ato de entrega dos certificados aconteceu em clima de festa e alegria no auditório André Ribeiro Cancella.

A professora Rosemary Clooney foi responsável pelas aulas de Biscuit. Segundo ela, a convivência com os alunos foi gratificante. “Proporcionar auto-estima para as pessoas e mostrar que elas são capazes faz bem para a alma”. Já a professora de Bijuterias, Lílian Luz, salientou que ocorre uma mudança de visão com esta troca de experiências. “Muitos preconceitos foram quebrados nesse tempo de aula, passamos a observar a realidade das pessoas de outra maneira”.
É o segundo ano que Viamão participa do projeto de Inclusão Produtiva.

De acordo com a assistente social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Carla Baptista, o projeto é do governo federal e foi implantado no município em 2007. “Através da Inclusão Produtiva, as pessoas, muitas delas mulheres, estão percebendo as suas potencialidades. Este trabalho dignifica cada vez mais as vidas e abre novos caminhos e horizontes”.

Na fala da secretária de Cidadania e Assistência Social, Ester Hesseling, foi ressaltada a importância deste projeto no município. “A alegria revela a auto-estima, estamos mostrando que cada pessoa é capaz.


Saiba mais:
Os projetos de Inclusão Produtiva atendem famílias oriundas do Bolsa-Família, famílias com crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ou que vivem em abrigos e estejam em processo de reintegração familiar. A idéia é que os projetos possibilitem qualificação profissional, desenvolvimento de unidades produtivas, aquisição de equipamentos, comercialização de produtos e organização de redes solidárias.


Projetos de Inclusão Produtiva:
Passaram pelos cursos de Inclusão Produtiva cerca de 217 alunos. Cursos estes que foram: Bijuterias, alimentação, biscuit, crochê, bolsa de crochê, pintura em tecido, arranjo de flor, bolsa tela, tricô, artes plásticas, doces e salgados.
As entidades que colaboraram para a realização do curso foram: Associação Viamonense de Artesãos (AVA), Fundo de Quintal e Cooperbom.

Até o final do ano, cerca de 156 vagas estarão sendo ocupadas nos cursos de textura decorativa, embalagem, bordado ponto cruz, cartões, doces e salgados.


Fonte Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário: