segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Viamão tem campeã judoca

A campeã judoca Ivani Ferreira esteve na manhã de sexta-feira, dia 29, no gabinete do prefeito, para receber os parabéns pela conquista da principal medalha do campeonato sul-americano de judô, na categoria master.
Ivani – que tem 31 anos, 50 quilos e 1,60m - já foi campeã estadual de judô, destaque do esporte no ano de 2007 e, agora em 2008, campeã do sul-americano master. A atleta - além de treinar todas as terças, quintas e domingos, três horas por dia - ainda é estudante de Educação Física e instrutora de um Centro de Formação de Condutores. Natural de São Paulo, Ivani morou em Viamão dos oito aos 17 anos de idade, e disse se considerar uma “gaúcha de coração”. “Atualmente, estou morando em Porto Alegre, mas venho três vezes por semana para Viamão, para treinar no ginásio de esportes do Centro Municipal de Cultura e Esporte. Para mim, é um verdadeiro orgulho representar a cidade, e espero que essas conquistas incentivem Viamão a reconhecer o judô”, disse.

Ivani, ao ser perguntada sobre o que planeja fazer depois desse prêmio, respondeu: “Treinar, treinar, treinar. Meu objetivo agora são os jogos pan-americanos, em Santo Domingos”. A atleta deixou claro que essa realização não é só dela. “Essa conquista não é só minha, há uma grande equipe que me ajudou nessa trajetória, principalmente o meu treinador”.

O mestre e treinador da judoca, o faixa-preta José Pokorski Vargas, junto com a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, mantém um projeto, desenvolvido em 2006, que disponibiliza aulas gratuitas de judô à população viamonense. “As aulas são nas terças e nas quintas-feiras, e também aos domingos, no ginásio de esportes. Não é necessário preencher formulário nem fazer inscrição alguma, é só chegar no ginásio e participar das aulas. Em 2007, tínhamos 40 alunos, e agora, em 2008, já são 70, entre meninos de 4 anos de idade e senhores de 50”, explicou José.
Até o final do ano, aulas de judô, também gratuitas, serão ministradas pelo treinador na escola Ana Jobim. “Estamos esperando só pela chegada dos tatames”, disse.

Por Vanessa Freitas - Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário: