quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A Verdade Sobre as Eleições em Viamão


É comum vermos na mídia, em especial na TV, propagandas alegando a total idoneidade das eleições no Brasil e chegam a dizer que alguns países até querem copiar. Na verdade, países realmente sérios (e não as Bolívias e Venezuelas que existem por ai), olham com maus olhos nosso sistema eleitoral e não é para menos, ainda mais em se tratando de nosso País, um dos mais corruptos no mundo.

Nas ultimas eleições, por exemplo, sabe-se que muitas pessoas votaram em nome de outras, pois basta levar qualquer documento ou apenas o título. A maquina computadorizada ainda esta longe de ter inteligencia artificial. Desta forma, não é de se estranhar que até mesmo pessoas que já estavam mortas na época, possam ter ido votar e outras, votado mais de uma vez.

Quem alerta é um morador da Santa Isabel que foi mesário nas ultimas eleições em Viamão e comprovou a facilidade da ação. Somente na sua seção, que ele saiba, duas pessoas teriam ido votar no lugar de outras. Para não criar caso com as mesmas e para comprovar que é possível ocorrer tal fato e contar mais tarde, não foi feito nada, disse ele.

“Fui convocado apenas para auxiliar no dia; não fui pago para criar confusão nem bancar o herói. Nem mesmo recebi treinamento. Também não ganhei o suficiente para exercer uma função policial. Aliás, todo mundo sabe que isso existe e vai haver sempre. Tanto que ele contou na época e não deram a menor importância ao fato. Se for chamado novamente para ser mesário talvez eu mesmo leve o título de meu pai” – Comenta ele.

Um jovem falou que tinha ido votar em lugar do pai que estava doente e não pode ir. Depois ele votou também. É muito simples e fácil este ato, visto que a pessoa chega com o titulo e pronto. Como os mesários e presidentes de mesa na maioria dos casos mal sabem ler e escrever e nem estão ai , a coisa tem tudo para terminar em fraude mesmo.

”Evidentemente se fosse algo realmente serio como dizem, haveria um treinamento anterior e pagamento para os mesmos, onde eles assinariam um termo de responsabilidade. Mas no Brasil tudo é feito para haver a facilidade de crimes. As pessoas sem formação alguma e sem vontade alguma de trabalhar no feriado deixam a coisa rolar solta. Há também mesários e presidentes de mesa que possivelmente são pagos para facilitar tais atos” – Conclui.

Já outra senhora contou que estava com o documento de sua irmã que tinha falecido a poucos dias mas que sempre votava e queria fazer a vontade de sua irmã que queria votar em um determinado candidato.

Apesar de um ou dois votos não mudarem uma eleição de milhões de votantes, imagine os números que não são conhecidos. Assim como tem pessoas que não vêem nisso um crime grave (e na realidade, em vista do que vivemos hoje, não é), é totalmente possível que muitos candidatos pouco honestos de alguns partidos orientem seus amigos a pegar os títulos de outras pessoas para ir votar no dia, até mesmo de pessoas já falecidas. Tanto é verdade que uma pessoa chegou e disse que teria um eleitor que não iria votar porque estava a beira da morte e perguntou se poderia trazer o titulo e votar por ela.

O morador que foi mesário e nos contou isso se oferece para dar entrevista na TV se houver interesse, desde que não seja punido é claro. Seria cômico realmente o cara ser punido, enquanto crianças voam pelas janelas em nosso pais e nada ocorre.

Desta forma, em respeito a chamada lei “Sigilo de Oficio”, que defende quem nos relata estes eventos, não poderemos dar o nome e o endereço do mesmo. Da mesma forma como Advogados, médicos, padres, contabilistas etc que muitas vezes sabem de problemas que ocorreram na vida de seus clientes, não pode ser revelado a menos que o cliente autorize. Mas com a mais absoluta certeza, em vista da pessoas que nos contou, estes fatos são realmente verdadeiros.

Se você sabe de mais alguma coisa entre em contato@viamaohoje.com.br

Nenhum comentário: