quarta-feira, 25 de junho de 2008

Adventista tem a Aprovação do Viamão Hoje

Correu um boato de que algumas crianças estavam consumindo quentão numa escola Adventista em Viamão, mais especialmente na Escola da Santa Isabel. Mas para não deixar dúvidas, visitamos nesta manhã de quarta-feira onde fomos bem atendidos pelo Diretor Joel e pela Sra. Silvia, Coordenadora Pedagógica. Aproveitamos para tirar algumas duvidas sobre o aproveitamento e rotinas da escola que repassamos abaixo.


1º - Sobre o Quentão


Na verdade, segundo a direção da Escola, a cantina serve suco de uva levemente aquecido, com canela e outros ingredientes o que levou as crianças a acreditarem que era Quentão. A Escola jamais deixaria entrar qualquer tipo de bebida Alcoólica, tanto que nem mesmo refrigerantes é permitido, o que é louvável.


2º - Crianças Com Falta de Interesse e/ou Baixo Aproveitamento (5ª Serie)


É sabido que as crianças nesta idade (acima dos 10 anos), começam a ter sua própria identidade e começam a tentar se impor, até mesmo fazendo joguinhos psicológicos com os pais. Muitos realmente (e é normal), não querem ou não gostam de ir a escola apenas para estudar. Acham que serão crianças para sempre e que podem brincar o tempo todo. Foi avisado que a 5ª serie seria algo totalmente novo e muito puxado, diferente do que conheciam até então. Vários professores, muitas matérias, muitos trabalhos, muita cobrança etc. o que concordamos com os professores. Gostaríamos de fazer apenas uma observação, na questão de ir preparando as crianças aos poucos, para evitar este "trauma". Seria bom já desde a terceira série irem dando uma puxada maior nos alunos. Muitos acabam aumentando suas dificuldades e repassam informações inexatas aos pais. A titulo apenas de conselho, foi pedido uma observação na forma e maneira de como os conteúdos estão sendo passados para as crianças. Não cabe a nós, leigos no assunto educação, querer questionar a Escola.


3 - Sobre o Criacionismo


Infelizmente este é um assunto que a Escola não abre mão. Foi comentado novamente e enfaticamente que Ciência e Religião não são a mesma coisa. Cada um tem seu valor. Entendemos que lugar de Religião é na Igreja e na Escola, as ciências. Este dilema vai longe e a direção local, mesmo na maior das boas vontades, não tem como mudar. É mais fácil os pais que discordam de tal conduta, trocarem seus filhos de escola ou orientá-los em casa da verdade dos fatos. Mesmo assim, esse fato não faz a Escola desmerecer em nada seu cuidado com as crianças, mas nada é perfeito.


4 - Brigas na Escola


Quanto as brigas a direção se diz severa e puni severamente com suspensão a violência física (quando ocorre), o que é correto. Muitas crianças são violentas na escola porque seus pais também o são e querem que seus filhos se espelhem neles. As vezes também falta de amor ou outros cuidados geram filhos mais violentos. Não é a TV que faz a cabeça das crianças como muitos acreditam. Na historia Antiga, Idade Média sempre existiram fatos semelhantes mesmo sem existir a TV. Não há mais espaço para isso e quem não dá educação para seus filhos nesta idade, com certeza estará contribuindo para, no mínimo, a infelicidade futura dos mesmos a curto prazo.
Em qualquer escola há brigas de crianças, isso é normal no ser humano e faz parte, queira-se ou não, de sua própria evolução e não tem como um monitor prestar atenção 100% de seu tempo nas crianças. Até mesmo porque é muito fácil uma aluno dar um soco ou tapa sem ser notado. Mas a escola prometeu que vai ficar ainda mais em cima destes garotos até mesmo quem sabe com câmeras nos corredores. Boa idéia para a direção. Mas as briguinhas, quando raramente ocorrem, resumem-se a empurrões. Entretanto a escola vai entrar em contato com alguns meninos para esclarecer possíveis abusos. Também os pais devem sentar e conversar com seus filhos sobre tudo o que ocorre na escola se há brigas, se algum garoto maior esta molestando de alguma forma etc. Não tenham medo ou vergonha de perguntar qualquer coisa, sobre qualquer assunto mesmo, afinal vocês sãos os pais e se não fizerem, quem fará?


5 - Notas baixas em Ciências e Educação Física


Realmente a escola é um pouco rígida, o que esta correto e muitos alunos não estão fazendo os trabalhos o que tem gerado notas baixas. São passados trabalhos e simplesmente não entregam e os pais só ficam sabendo quando há os conselhos de pais e mestres ou quando se pega o boletim. Muitas vezes, na correria do dia a dia, nós pais relaxamos e perguntamos apenas por cima se não tem tema, quando na verdade deveríamos mais uma vez sentar e olhar nos olhos dos "malandrinhos" e "malandrinhas" e perguntar "Qual o tema de hoje?".


6 - Falta de Vontade de Ir para a Escola


Somando todas as informações acima, notamos que as crianças de hoje, em vista de tanta tecnologia, tanta diversão em casa se sentem pouco a vontade num sala de aula tradicional, onde parece que as coisas não acontecem. Um quadro negro em duas cores, em baixa resolução, a professora séria sentada num canto e vários colegas loucos para contar as novidades. Evidentemente que não se sentem bem e que somados a proibição de correr no recreio, “dançar o creu” ou fazer o que querem como em casa, colabora para a maioria se desgostar. É difícil fazer as crianças entender que apesar dos pesares, os pais e professores são ainda seus melhores amigos e que a EDUCAÇÃO é de suma importância, mesmo que o Brasil só de valor para quem saiba jogar bola, contar piadas infames ou mostrar seios enormes e outras partes na mídia. Precisamos mudar, precisamos conversar senão a coisa só tende a piorar.


Silvio Monteiro

Viamão Hoje

Nenhum comentário: