quinta-feira, 19 de junho de 2008

Secretaria da Saúde capacita novos agentes da dengue

Com o objetivo de capacitar os novos agentes da dengue, a Prefeitura Municipal de Viamão, através da Secretaria da Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 17, palestras com Roberto Heppes da Silva, da 1ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). O evento aconteceu o dia todo no salão de eventos do Parque das Águas.

Segundo a secretária de Saúde, Liciane Fraga, a capacitação permite que os agentes atuem no município, auxiliando e prevenindo a população no combate à dengue. “Mesmo Viamão sendo um município endêmico, ou seja, que possui focos de larvas e mosquito, não foi registrado nenhum caso de dengue, por isso estaremos intensificando o trabalho de prevenção em todo o território municipal”.

A secretária salientou ainda, que existiam no município apenas 12 agentes da dengue, e que no momento, aproximadamente 50 novos agentes estão passando por capacitação. “O número triplicou, mas é importante que haja conscientização. O combate da dengue não depende somente do gestor ou dos agentes comunitários, mas do comprometimento de cada cidadão”.

Na ocasião, o prefeito Alex Boscaini ressaltou que os agentes da dengue trabalham para os 266 mil habitantes de Viamão. “Mais do que colaborar para que aconteça essa capacitação, é nossa missão combater a dengue no município. E estaremos fazendo isso, sem medir esforços. Os agentes estarão fazendo visitas e auxiliando a população com todas as orientações necessárias”.

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) já está desenvolvendo trabalhos direcionados à prevenção da dengue, tais como, palestras nas escolas e visitas às casas dos moradores. A atividade de capacitação segue até esta sexta-feira, dia 20, das 8:30 às 12:00h e das 13:30 às 17h, no Parque das Águas.
Saiba mais:
A Dengue é uma doença transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus, contaminados após terem picado uma pessoa doente. Os sintomas da Dengue são semelhantes a uma gripe: dores de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de apetite, febre e carocinhos avermelhados na pele. Sua duração varia de 5 a 7 dias. A dengue também pode se manifestar na forma hemorrágica que atinge, principalmente, as pessoas anteriormente acometidas pela forma benigna da doença. Ela se caracteriza por alterações no sistema circulatório, com a fragilização das paredes das veias, o que ocasiona sangramentos de intensidade variada.
Como Combater a Dengue:
O melhor método para combater a dengue é evitando a procriação do mosquito Aedes aegypti que acontece em ambientes úmidos ou em águas paradas. Veja outras maneiras:
• Vasos de plantas ou flores: mantenha o prato que fica embaixo dos vasos sempre seco. Verifique isso todos os dias. Não tenha em casa plantas em vasos com água, como as gravatás e bromélias. Encha o vaso de terra ou areia.
• Jarra de flores: troque a água duas vezes por semana, lave bem a jarra para eliminar os ovos do mosquito que podem estar nas paredes ou no fundo.
• Copinhos plásticos, tampinhas de garrafas ou refrigerantes, casca de coco ou de ovos, esvazie todos para evitar que venham acumular água de chuva e jogue-os fora na lixeira.
• As garrafas vazias devem ser guardadas em lugares cobertos e de cabeça para baixo.
• Bebedouro de aves e animais devem ser guardados em lugares frescos e a água ser trocada todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana, e serem lavados com bucha ou escova.
• Pneus velhos devem ser furados para escoar a água da chuva. De preferência mantenha-os em lugares cobertos e secos.
• Poços, tambores e outros depósitos de água devem sempre ter tampa.
• Banheiras deixadas no quintal devem ser colocadas de cabeça para baixo. Os borracheiros devem trocar a água dos depósitos uma vez por semana.
• Sapatos velhos jogados em lugares abertos também acumulam água. Jogue-os no lixo.
• As caixas d'água e cisternas de prédios devem ser limpas com freqüência e devem ficar tampadas.
• Os latões de lixo devem ser limpos.
• O lixo caseiro deve ser ensacado em plástico e posto à disposição da limpeza urbana.
• Chame a limpeza urbana de sua cidade para remover lixo e entulhos, bem como para escoar águas paradas ou empoçadas.

Fonte: PMV

Nenhum comentário: