O dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o dia mundial do meio ambiente, desde que a Organização das Nações Unidas - ONU, em 1972, realizou a sua primeira conferência sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. O dia ou a semana em torno de 5 de junho é usada por muitas pessoas e organizações para celebrar o milagre da Vida, a beleza da Natureza, e ao mesmo tempo alertar sobre os riscos à própria sobrevivência do ser humano se o ambiente continuar a ser degradado, poluído, desrespeitado, visto como obstáculo aos nossos desejos.
Naquela conferência, a ONU estabeleceu uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um Plano de Ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas de forma a garantir maior proteção ambiental. A realização da Conferência da ONU foi motivada pelos problemas ambientais que ganhavam cada vez mais destaque nos anos 60, mas que continuam a afetar a integridade das pessoas e dos demais seres vivos.
Em junho de 2004, nascia o Grupo Maricá, ong ambientalista de Viamão, que neste últimos anos tem atuado de forma consistente na defesa do meio ambiente. “Queremos que a gestão ambiental seja prioridades dos governos e da sociedade.” Destacou o diretor-presidente da entidade Jorge Amaro. Para ele, “ao longo destes anos temos construídos ações significativas e permanentes que envolvem comunidades na construção da sustentabilidade.”
No dia 07 de junho, a entidade e um série de parcerias iniciam o primeiro módulo do curso de formação em educação ambiental, a partir das 8h30, na escola municipal Luciana de Abreu. Serão trabalhados dois temas: Permacultura e Transdisciplinaridade. “São mais de setenta inscritos de escolas, ONGs, universidades e comunidade. O foco será a formação de multiplicadores.”
grupomarica@bol.com.br
Publicado no Blog do Viamao Hoje - Materia enviada por Jorge Amaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário