sábado, 21 de junho de 2008

Prefeitura de Viamão homenageia ex-governantes municipais

Lembrar dos governantes que fizeram história em Viamão é promover o encontro da memória cultural de um povo. Foi com este objetivo que na noite da última quarta-feira, a prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, apresentou a galeria dos ex-governantes e intendentes que passaram pelo município desde 1854. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

Prestigiaram o evento familiares do ex-prefeito Tapir Rocha, Marcionilo Pacheco de Pacheco, Carlos Pinto Mennet, e o os ex-prefeitos Jorge Prates Chiden e Eliseu Fagundes Chaves, mais conhecido como Ridi.

Para abrilhantar ainda mais a noite, a Secretaria de Cultura e Esporte, em parceria com o Atelier do escultor Ithamor Rodrigues, expuseram 37 obras, onde mostraram painéis egípcios, arte marinha, peças de cerâmica e arte contemporânea.
Na ocasião, o prefeito Alex Boscaini falou da importância do evento para o município. “É com muita satisfação que entregamos para a história de Viamão esta galeria. Mais do que homenagear quem já passou por esta terra, estamos recordando traços culturais de uma cidade que tem 266 anos, e por quais muitos intendentes e governantes já passaram.”
Boscaini ressaltou ainda, que é mais do que justa a homenagem. “Lembrar das pessoas que doaram parte de suas vidas privadas para se dedicar e fazer o bem à população é motivo de orgulho”.


O secretário de Cultura e Esporte, Carlos Marçal, salientou que a galeria é um resgate da história de Viamão. “Estamos contemplando a população e fomentando a cultura. Ser colaborador de um evento deste nível, só engrandece a gestão atual”.
Em sua fala, o diretor do Departamento de Memória da Secretaria de Cultura, José Carlos Giusti, agradeceu o gabinete do prefeito e a Coordenadoria de Comunicação Social. “Este trabalho teve a colaboração de muitas pessoas. Hoje estamos diante de uma galeria de 28 personalidades e autoridades que foram importantes no seu tempo e que com suas atitudes administrativas procuraram desenvolver a cidade”.

Saiba mais:

As obras do escultor Ithamor Rodrigues ficarão em exposição até o final do mês de junho, em horário comercial e também nos finais de semana, no Centro Municipal de Cultura e Esporte, localizado na rua dos Açores, 951. Outras obras do escultor podem ser encontradas na Instituição Ana Jobim, na Parada 36.
Itamor Rodrigues foi autodidata até os 16 anos. Seu primeiro mestre foi o pintor Brilhante, com quem aprendeu técnicas de pintura de óleo sobre tela.


Depois, freqüentou os ateliês dos escultores Vasco Prado e Chico Stokinger, onde aprendeu a desenvolver grande parte das 70 técnicas utilizadas nas obras.
Desde 1974, participa de exposições individuais e coletivas. Suas coleções particulares já foram expostas em diversos estados brasileiros, e até mesmo em outros países, como Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Itália, Canadá, Austrália, Alemanha, China, Rússia e Holanda.

Foi membro do Departamento de Artes Plásticas da Academia Porto-Alegrense de Letras Aldo Obino, vice-presidente da Associação Porto-Alegrense de Artes Plásticas Ângelo Guido, membro do Departamento de Artes Plásticas da Universidade Aberta de Estudos Rio-grandense e do Conselho de curadores da Academia Porto-Alegrense de Letras.


fonte: PMV

Nenhum comentário: