terça-feira, 10 de junho de 2008

Curso de Educação Ambiental é um sucesso

O I Módulo do Curso de Formação em Educação Ambiental, promovido pelo Grupo Maricá e pela Associação de Recicladores de Viamão (ARV), ocorrido no sábado (07/06) foi um sucesso. Foram mais de oitenta participantes de diversas cidades do estados, estudantes universitários, agentes de saúde, oficineiros do Programa escola Aberta e pessoas da comunidade.

A abertura oficial contou com a presença do prefeito Alex Boscaini, do vice-prefeito Serginho Kumpfer, do diretor da secretaria de educação Jussemar da Silva, do professor da ULBRA Laino Schneider, presidente da ARV, Joaquim dos Reis e da loja Natureza Pura, Renata Citadin além da direção da escola Luciana de Abreu, Terrimar da Silva.

O encontrou abordou dois temas, Permacultura, com o agrônomo Fernando Vargas, da Fundação Zoobotânica e Transdisciplinaridade, com Eduardo Cezimbra do Instituto de Pesquisa Transdisciplinares. Para Vargas, “Permacultura é um conceito prático que pode ser aplicado tanto na cidade como no campo e em áreas de vida silvestre. Seus princípios estimulam a criação de ambientes equilibradamente produtivos, ricos em alimentos, energia, abrigos e outras necessidades materiais e não materiais, o que inclui infra-estrutura social e econômica. O conceito foi desenvolvido nos anos 70 por Bill Mollison e David Holmgren tendo sido incluído nos currículos escolares desde 1981 O termo Permacultura originou-se da fusão de dois conceitos - agricultura e permanente . Inicialmente a Permacultura dedicou esforços no planejamento de ecossistemas agrícolas produtivos no sentido de permitir estabilidade, diversidade e flexibilidade aos mesmos à semelhança dos ecossistemas naturais. Pouco a pouco o conceito foi sendo ampliado e aplicado a todas os ramos da atividade humana bem como à construção de uma sociedade planetária alternativa.”


Já Cezimbra centrou-se numa discussão referente ao paradigma cartesiano e suas implicações. Segundo ele “Temos que repensar nosso modo de vida. E isso passa por uma rediscussão paradigmática. O novo paradigma, introduz, com a física de Einstein, parâmetros de mundo que permitem pensar a natureza, a sociedade e a psique humana de maneira inteiramente diferente da descrição mecânica. A visão mecanicista adota a idéia de que o mundo natural é regido deterministicamente por leis matemáticas em contraposição ao mundo humano, onde há o livre arbítrio. Já, a visão sistêmica propõe que a inter-relação entre homem e natureza, não permitindo uma separação tão simples. O paradigma sistêmico de Capra admite interações complexas entre homem e natureza, onde a subjetividade humana é afetada pela força da natureza, onde o observador é tomado pela sua psique (natureza íntima) e levado a observar de maneira particular um mundo que, ao mesmo tempo, deve compartilhar com outros. O que nos leva a ter não um mundo, mas tantos mundos quanto observadores participando, e tantas interações quanto sejam possíveis dependendo dos fatores em jogo.”

Para Jorge Amaro, presidente do Maricá e organizador do curso “cumprimos nosso objetivo. Tivemos um público qualificado, que participou ativamente das palestras. O curso tem uma dinâmica diferenciada, de propiciar protagonismo de seus participantes na construção.”

O lanche do evento foi todo orgânico, oferecido pela Loja de Produtos Naturais Natureza Pura. “Foi uma parceria muito importante, pois qualificou ainda mais o espírito do curso”.

Além do Maricá e da ARV, o curso conta com uma série de parcerias: GVP – GABINETE DO VICE-PREFEITO; SME– SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; SEPLAN – SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, HABITAÇÃO E MEIO AMBIENTE-DEMAM; COVIMA – CONSELHO VIAMONENSE DO MEIO AMBIENTE; SEMA – SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE; FZB – FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA; IBAMA – INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS; ULBRA – UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; PROGRAMA CANTANDO AS DIFERENÇAS; IPETRANS – INSTITUTO DE PESQUISAS TRANSDISCIPLINARES E BANRISUL - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

grupomarica@bol.com.br

Nenhum comentário: