terça-feira, 24 de junho de 2008

Pichação agora é crime - Até em Viamão!


Todos os dias algum muro ou fachada de loja em Viamão é riscada (pichada) por gangs do spray, como são chamadas. “Tentou-se até mesmo utilizar a palavra utilizando “x”, mas não foi aceita pois “Pixação” se refere a pinturas realizadas por artistas com autorização de alguém interessado na mesma.” – Explica V. Rezende, artista local.


Demorou mas foi aprovada a lei que considera crime as pichações sendo que seus autores, quando identificados até mesmo por câmeras de segurança, serão presos. Os menores serão encaminhados para a Febem ou outra entidade local destinada para infratores menores de 18 anos.


Em Porto Alegre já há alguns presos porque já haviam se envolvido em outros crimes como porte de drogas e armas enquanto os menores vão para a FEBEM. “Se antes isso era considerado uma brincadeira até mesmo saudável por quem não tinha outra opção mais criativa, agora se torna perigoso e até mesmo constrangedor, visto que as celas são frias nesta época do ano e a maioria repleta de presos que estão a fim de sexo com o primeiro que chegar. É bom a gurizada ficar experta (a menos que goste da coisa é claro).” – Conclui com bom humor V. Rezende que já teve o muro de sua casa atacado.


Muitos até achavam que já era crime, em vista de muitas obras de arte publicas serem destruídas ou danificadas. A lei também obriga os infratores a pagar os custos de re-pintura em caso de paredes e da restauração de monumentos. Isto sim muitas vezes será caríssimo visto que os verdadeiros artistas terão que repintar a obra.


Além desta lei que com certeza será mais uma que não funcionará em Viamão, há o serio risco de acidentes. Ano passado na Vila Augusta um segurança atirou nos rapazes enquanto pichavam um muro, ferindo um deles. Como não há policiamento à noite, a cidade se torna um campo de batalhas onde cada um faz o que quer e cada um usa a arma que tem. Vamos pintar um mundo melhor, mas com segurança, consentimento e, principalmente, criatividade!



Dica:

Se você quer experimentar pichar sem ser preso, veja que interessante esta página na web. Você escolhe o site e escreve o que quer! Depois é só mandar para os amigos. O bom é que não perigo de você ser preso ou levar um tiro no traseiro!


Paint That Shit Gold: Você entra lá, digita o endereço da página que quer pichar e espera carregar. Quando aparece a página na tela com o recado "Tag this", basta clicar em cima que abre uma tela com a imagem e as ferramentas.

São dois tipos de canetas, spray e stêncils variados. Dá pra girar os stêncils e usar 4 cores diferentes. Pena que só dá pra pichar o comecinho da página. Mas não deixa de ser divertido!

Dica de Eu Era Pop

http://euerapop.blogspot.com/2008/05/grafitando-internet.html

Nenhum comentário: