quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mais de cinco mil pessoas prestigiam a 6ª Feira Literária


O sarau com Frank Jorge e Marlon de Almeida, onde foram recitadas diversas composições, tanto de obras consagradas como trabalhos particulares de cada um, encerrou no último sábado, dia 14, a 6ª edição da Feira Literária e Mostra Artística de Viamão. Antes disso, o grupo musical Tambores Falantes abriu sua apresentação com uma homenagem à música popular brasileira.

Após a apresentação, subiu ao palco, junto com o grupo musical, o jornalista da RBS Manoel Soares, que descontraidamente realizou um bate-papo com os presentes e cantou junto com o grupo.
O jornalista brincou, cantou e conversou com o público sobre temas polêmicos, porém fundamentais, tais como: A Cultura e a influência do Hip-Hop como integração entre periferias, preconceito racial, literatura e drogas.

A feira, que este ano teve como tema “Viamão tem história para contar”, foi aberta oficialmente na quarta-feira, dia 11, pelo prefeito Alex Boscaini, que ressaltou a importância da leitura, que deveria fazer parte do cotidiano das pessoas. “Quem lê se torna mais crítico e sabe se posicionar melhor na sociedade. A cultura alimenta o espírito e a Feira Literária coloca à disposição da população o contato visual com os livros, despertando o interesse pela leitura”.
Na ocasião, foi feito o pré-lançamento do livro Raízes, que mostra registros da história do município.
Além disso, foi apresentado oficialmente o patrono da feira, o escritor Luís Augusto Fischer.

“Uma cidade histórica como Viamão reconhecendo o meu trabalho é motivo de orgulho. Quero retribuir esse carinho, e a melhor maneira é possibilitando o acesso da população aos livros”.

Feira supera expectativas
Ao final do evento, a secretária de Educação, Indianara Olinski, avaliou a feira como muito produtiva. “Superamos as expectativas, aproximadamente 5 mil pessoas passaram pelo local, tendo sido vendidos mais de 2.100 livros. Pode-se dizer que o balanço total desta edição é mais do que positivo.” Sobre o local da realização do evento, a secretária ressalta: “O local escolhido para este evento mostra a importância da valorização da história, visto que a igreja Matriz é a segunda mais antiga do Estado.
Além do mais, o local proporcionou maior viabilidade para as pessoas.”

Durante toda a feira, as 70 escolas municipais prestigiaram o evento, além de escolas estaduais e particulares do município. Foram apresentados seis estandes de livros, um estande da Secretaria de Cultura e Esporte e um da Secretaria de Educação. Além disso, todas as pessoas que passaram pela feira puderam conferir o que a Praça de Alimentação oferecia.

A Feira Literária foi uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e contou com o apoio da Câmara do Livro.

Fonte: PMV

Nenhum comentário: