quarta-feira, 4 de junho de 2008

Saúde sexual dentro das escolas

“Saúde e Prevenção nas Escolas” é um projeto dos ministérios da Saúde e da Educação, que conta com o apoio da Unesco e da Unicef. Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação de estudantes, famílias e profissionais da educação e da saúde. Em Viamão, sete escolas participaram de palestras capacitadoras.

O objetivo central é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DSTs, à infecção pelo HIV, à Aids e à gravidez não-planejada, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

Foram disponibilizadas 11 vagas por escola participante, são elas: Castelo Branco, Monte Alegre – CAIC, Sargento Raymundo, Vinte de Setembro, Adonis dos Santos, Cecília Meireles e Ayrton Senna.

As oficinas foram ministradas por acadêmicos do curso de Psicologia da Pucrs, que fazem parte do programa de educação tutorial. Os participantes foram alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental e, também, do ensino médio das escolas citadas acompanhados por um professor referencia de cada escola.

O prefeito de Viamão, Alex Boscaini, parabenizou as sete escolas participantes. “Vocês serão voluntários para fomentar um trabalho amplo dentro de suas escolas. Temos que tratar sobre as DSTs com tranqüilidade e seriedade”, ressaltou o prefeito.
Os encontros aconteceram nos dias 3, 4 e 5 de junho. Após a capacitação, a equipe desse projeto vai acompanhar os eventuais projetos que surgirem nas respectivas escolas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário: