quarta-feira, 11 de junho de 2008

Viamão ainda sem luz em muitos bairros

Ciclone causa ventania e deixa 103 mil sem energia no RS; neva na serra de SC

Folha Online

A passagem de um ciclone extratropical causou ventos de até 100 km/hora que provocaram estragos na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira. Cerca de 103 mil pessoas estão sem energia elétrica devido a quedas de árvores e galhos na fiação. Em Santa Catarina, a região serrana do Estado registrou temperaturas negativas e neve.

Segundo o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), os ventos intensos, que começaram na madrugada, foram causados pela diferença de pressão entre a massa de ar frio que estava no norte da Argentina e uma baixa pressão no litoral do Estado, associada a uma frente fria no oceano.

Somente em Porto Alegre, foram registradas 50 ocorrências envolvendo queda de galhos e árvores, segundo a Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). No bairro Lomba do Pinheiro, duas casas ficaram totalmente destruídas devido à queda de uma árvore, segundo a Defesa Civil Municipal. Ninguém ficou ferido.

Por volta das 8h, em Porto Alegre, a temperatura registrada era de 9,4ºC, porém, com a ventania, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a sensação térmica era de 4ºC.

Nas cidades da região metropolitana atendidas pela CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), 5.000 clientes --cerca de 17.500 pessoas-- estão sem energia elétrica. As cidades afetadas são Alvorada, Barra do Ribeiro, Guaíba, Eldorado, Mariana Pimentel e Viamão, além de Porto Alegre. Alguns municípios do litoral norte também foram afetados. Não há previsão da volta do abastecimento, segundo a empresa.

Nas cidades de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha, Taquara, Rolante, Riozinho e Três Coroas, atendidos pela RGE (Rio Grande Energia), ao menos 5.100 clientes --cerca de 15.300 pessoas-- estão no escuro. A empresa disponibilizou 40 equipes nas ruas desses municípios para retomar o abastecimento.

Na área do Estado atendida pela AES Sul, 23.500 clientes --uma população de 70.500 pessoas-- ainda continuam sem energia elétrica devido aos estragos causados pelo vento. Os municípios afetados são Canoas, São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Santa Maria, Santa Maria do Herval, Montenegro, Santa Cruz do Sul, Candelária, Sapiranga, Vera Cruz e Nova Santa Rita.

A empresa colocou 200 equipes para tentar normalizar o fornecimento de energia nessa área.

A previsão do tempo do Inmet aponta que o frio deve continuar em Porto Alegre e no restante do Estado, porém, sem ventanias já que o ciclone seguiu em direção ao oceano.

Santa Catarina

Os termômetros na madrugada de hoje em Urubici, na região serrana, registraram 3,7ºC negativos. A segunda menor temperatura registrada no país neste ano. A menor foi registrada no dia 31 de maio, em São Joaquim, na mesma região, quando os termômetros marcaram 4,2ºC negativos.

O Estado também teve ventos fortes, segundo o Epagri/Ciram, e os mais intensos foram registrados em Urubici e na Ilha do Arvoredo ultrapassando os 100 km por hora.

Segundo o Epagri/Ciram, nevou na cidade de Urupema na madrugada de hoje, e os termômetros registraram 1,7ºC negativos. Uma cachoeira na cidade congelou, segundo o Epagri.

A previsão do Inmet é de que as temperaturas continuem em queda no Estado ao longo da semana.



Fonte:

Folha On Line

Nenhum comentário: