quarta-feira, 4 de junho de 2008

Encontro Intermunicipal de Agentes Comunitários de Saúde

Com o objetivo de promover a integração entre os agentes comunitários de Saúde, a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última terça-feira, dia 3 de junho, o primeiro Encontro Intermunicipal de Agentes Comunitários de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Formação Profissional Walter Graf, com a participação de agentes comunitários das cidades de Viamão, Sapucaia do Sul, Gravataí e São Leopoldo. As palestrantes da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) falaram sobre o Programa de Saúde da Família (PSF).

Segundo a coordenadora da Saúde da Família e coordenadora do evento, Tammy de Castro Menezes, o momento foi de descontração e de troca de experiências.
O diretor da Secretaria da Saúde, Marlon Santos, disse que o encontro promoveu a integração entre os municípios na busca do conhecimento. “Estamos dando o passo inicial, queremos que outras cidades da região metropolitana realizem eventos deste âmbito, para que cada vez mais a questão da saúde pública ganhe importância”.

A agente de saúde de Viamão, Sara Jane Gomes Alves, que trabalha na função há 10 anos, ressalta que para exercer bem o trabalho é preciso buscar diariamente informações para orientar a população. Sara disse que gosta muito do que faz. “Aprendo um pouco a cada dia e me sinto realizada. Qualquer trabalho só é bem sucedido se for feito com amor e dedicação”.

Sara é agente de saúde das vilas Cecília e São Jorge. Faz 15 atendimentos diários. Ela também realiza palestras nas escolas locais sobre as DSTs., drogas e planejamento familiar.

Fonte: Prefeitura de Viamão

Nenhum comentário: