terça-feira, 20 de maio de 2008

Arvores que Ameaçam a Vida

A poucos dias noticiamos o caso de uma moradora da Cecilia que se vê ameaçada por uma enorme arvore, de aproximadamente 30 metros. Claro que não estamos acusando a pobre e bela arvore de ser um ser maléfico, pedimos apenas a poda da mesma.


Com o ultimo vendaval (ou ciclone), a arvore parece que teria até rachado mas ainda esta de pé, arriscando a cair sobre um casa. A moradora, segundo informações de vizinhos, já teve que ser socorrida varias vezes pois sofre do coração. Como sempre indiferente as mazelas da comunidade pobre e sem voz, principalmente na tradicional mídia local, uma senhora entrou em contato com a AGERGS para pedir providencias. Estranho que até o Ministerio Publico parece já estar sabendo do caso mas até o momento não se manisfestou. Estariamos perdidos mesmo? Abaixo, resposta da AGERGS para dona Carolina.


"Senhora Carolina:

Reportamo-nos à sua consulta sobre a responsabilidade da poda de árvores.
Sobre o assunto, informamos que a responsabilidade pela execução destes serviços é da Prefeitura Municipal, podendo ser delegada, por meio de contrato de prestação de serviços, à concessionária de energia elétrica.

Estas podas são realizadas periódica e preventivamente para manter as árvores ornamentais em distância regulamentar, visando evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica e acidentes na via pública.

Esclarecemos que, a poda de árvores é a eliminação seletiva de ramos ou partes destes, para compatibilizar a arborização com os elementos urbanos, tais como: circulação de pedestres, trânsito de veículos, iluminação pública, redes aéreas de energia elétrica e de telefonia.

Desta forma, V.S.ª deve se dirigir à Prefeitura de sua cidade para solicitar a execução da poda, uma vez que, a concessionária só poderá fazê-la, se houver convênio específico para este fim.
Sendo assim, com as informações ora prestadas, encerramos a presente solicitação.
Atenciosamente,

Clessy Bursztejn
Ouvidoria
e-mail: clessy@agergs.rs.gov.br
www.agergs.rs.gov.br"

Restanos agora apenas aguardar a arvore cair sobre a casa ou sobre a rua e na certa provovar a morte de alguém para depois alguma autoridade ir a TV dizer que foi uma fatalidade...

Materia Anterior

Nenhum comentário: