terça-feira, 20 de maio de 2008

Viamão tem o maior índice de cotas

Pesquisa mostra situação do negro no País

Armando comemora o aumento

da população negra no País

O vereador Armando, é o autor do projeto que coloca Viamão no maior índice do País, de cotas reservados aos descendentes afro-brasileiros.

Na semana em que se comemora 120 anos da Lei Áurea, que declarou o fim da escravidão no Brasil, o vereador Armando Azambuja, que é o autor do projeto de cotas reservados aos descendentes afro-brasileiros em concursos públicos, comemorou na tribuna da Câmara, o aumento de negros e pardos em relação à população do País. “Agora representamos a metade do Brasil”, comemorou.

PARTICIPE DESTA QUESTÃO NO FORUM

http://viamaohoje.forums-free.com/sobre-as-cotas-reservadas-aos-negros-t8.html


Pesquisa mostra situação

do negro no País

Ainda este ano o número de negros e pardos deve superar o de brancos, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2010 a população negra estará maior que a população branca,

Enquanto, num período de 30 anos, a população branca diminui de 57,2% para 49,7%, os negros e pardos aumentaram do 40,1% (em 1976) para 49,5% em 2006. Os amarelos e índios representavam 2,7%, e agora são 0,8%.

Por outro lado, o estudo revela que os negros e pardos são mais pobres, tem renda menor e ainda encontram dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, mais são cada vez mais numerosos. Essa população esta em índice maior, na classe da pobreza e dos desempregados.

Foi verificado no estudo, que 80% da população mais pobre é composto de negros e 80% da população mais rica é composta por brancos.

A menor renda dos negros brasileiros acarreta uma série de conseqüências, desde a dependência de serviços educacionais e de saúde fornecidos pelo Estado até a moradia em áreas que não têm condições de saneamento e urbanização adequadas.

Há uma tendência de redução dos diferenciais raciais na renda. O motivo poderá ser a implantação de políticas públicas e sociais, que já implantadas beneficiam imensamente a população negra.

Para o vereador Armando, a discriminação que existia naquela época não permitiu a inclusão do negro na sociedade. “Hoje, buscamos uma reparação, por meio de políticas públicas nesse sentido”, disse.

Viamão tem o maior índice de cotas

para negros e pardos em concursos público

Com objetivo de qualificar as políticas de ações afirmativas em Viamão, a favor da comunidade afro-brasileiro, com avanços na luta contra a discriminação e na busca da igualdade social, o vereador Armando Azambuja fez um projeto de lei, já em vigor, de cotas para negros e pardos, num percentual de 44% das vagas oferecidas em concursos públicos, realizados pela Prefeitura, que colocou Viamão no maior índice do País de cotas.

No último concurso aberto pela Prefeitura, das 265 vagas oferecidas, pelo menos, 120 vagas foram reservadas aos afro-descendentes (negros e pardos) e 25 para os portadores de deficiência.

Para o vereador Armando Azambuja, o fato de ter mais negros no País, coloca a sociedade no dever de garantir políticas públicas com ações afirmativas para que essa parcela da comunidade possa ter acesso às oportunidades sem discriminação e com igualdade, uma vez que há menos negros estudando e incluídos no mercado de trabalho. “As cotas de 44% em Viamão representa a inclusão da população afro-brasileiro, com a promoção da igualdade e de oportunidades, com objetivo de propiciar condições concretas, para que os negros e pardos, possam competir em pé de igualdade a uma vaga no serviço público municipal”, defendeu o vereador Armando.

Fonte: http://vereadorarmando.com.br/noticia86.htm

PARTICIPE DESTA QUESTÃO NO FORUM

http://viamaohoje.forums-free.com/sobre-as-cotas-reservadas-aos-negros-t8.html



Nenhum comentário: