quarta-feira, 14 de maio de 2008

Prefeitura comemora Semana de Enfermagem

De 12 a 20 de maio comemora-se nacionalmente a Semana de Enfermagem, que inicia com o dia do Enfermeiro (12) e encerra no dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem (20). Para não passar essas datas em branco, a Coordenação de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo a 1ª Semana de Enfermagem da prefeitura de Viamão. Durante essa semana, estão marcados alguns eventos comemorativos aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O primeiro evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 12, na Escola Isabel de Espanha. Durante a manhã e a tarde, um seminário discutiu o papel do enfermeiro na implementação e execução do Plano Municipal de Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Liciane Fraga, ressaltou a importância dos profissionais da área para o município. “Sem os 34 enfermeiros, 24 técnicos de enfermagem e 87 auxiliares de enfermagem, ou seja, 50% dos profissionais da rede municipal de saúde, muitas atividades não seriam disponibilizadas para a população. Esses profissionais atuam na prevenção e acompanhamento da saúde pública do nosso município”, conta Liciane.

Gislaine Thompson, responsável técnica de enfermagem, salienta o objetivo dessa semana e do seminário. “Os profissionais da enfermagem poderão, além de comemorar, discutir o papel do enfermeiro para o município e preparar ações para melhorar o indicativo da saúde. Precisamos de valorização e divulgação da nossa profissão”, declara Gislaine.

Antes da municipalização da saúde, em 1998, o município contava apenas com uma enfermeira, funcionária do extinto Inamps, Ione Marcon. No mesmo ano, houve o ingresso da primeira leva de profissionais de saúde por concurso público. Homenageada no primeiro dia do evento, Ione afirma: “Na minha época, não existia esse trabalho em equipe, dificultando a prestação de serviços à população. Fico maravilhada em ver uma equipe como essa realizando discussões tão importantes para qualificar e organizar o trabalho”.

Na quinta-feira, dia 15, às 9h, acontece o seminário “Política de Atenção Primária às Urgências em Viamão”, no Centro Profissional Walter Graf, para os enfermeiros. Na sexta-feira, dia 16, será realizada uma mesa redonda com o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Sindicato dos Municipários de Viamão (Simvia) e Sindisaude no Walter Graf, para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Já na terça-feira (20/05), dia do auxiliar e técnico de enfermagem, o mesmo público de sexta terá um curso de “Política de Atenção Primária às Urgências em Viamão”.

Saiba Mais:

A enfermagem é uma das profissões mais antigas que se tem conhecimento, tendo como principal objetivo o “cuidar”, tanto do indivíduo, quanto da família, comunidade ou sociedade. Atua nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência na doença e reabilitação, através de atividades educacionais, assistenciais, de docência ou pesquisa.

O enfermeiro é um profissional graduado em nível superior, responsável por cuidados de enfermagem de maior complexidade e gerencia a equipe de enfermagem. A ele incumbe, privativamente, a direção dos serviços de enfermagem, o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem e a consulta de enfermagem.

O técnico de enfermagem é um profissional de saúde que obtém seu certificado após concluir o curso técnico específico, exercendo atividades auxiliares de nível médio, cabendo-lhe assistir ao enfermeiro em suas atividades. O auxiliar de enfermagem é o profissional que se formou no respectivo curso, cabendo-lhe as atividades auxiliares de baixa complexidade.

No âmbito do SUS, a enfermagem exerce diversas funções de cuidado aos pacientes: vacinação, curativos, verificação de sinais vitais e de glicemia, pesagem, aplicação de medicamentos, orientação individual de cuidados de saúde, palestras, etc. Os enfermeiros, além das atividades de gerenciamento da equipe e de cuidados individuais, também são realizadas atividades educativas em grupo, exames de prevenção do câncer de mama e útero, sondagens, e participação na gestão das políticas de saúde.

Fonte: PMV

Nenhum comentário: