quarta-feira, 21 de maio de 2008

Viamão contra o mosquito da dengue

Mais de 300 cidades realizaram nessa terça-feira, dia 20, o Dia de Mobilização dos Municípios contra a Dengue no Rio Grande do Sul. A prefeitura de Viamão disponibilizou 24 agentes de saúde e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde para realizar caminhadas de conscientização nas regiões Santa Isabel, Augustas, Gaúcha, Viamópolis e Centro, locais onde foram encontradas larvas ou mosquitos transmissores.

Foram distribuídos folhetos informativos de casa em casa e em algumas escolas, com orientação sobre limpeza. Houve coleta de amostras para análise, além de vistorias em locais estratégicos. A secretária de Saúde, Liciane Fraga, fala sobre a importância desse mutirão para que o município não registre nenhum caso de dengue.
“Muitas pessoas no Estado podem ser infectadas pelo mosquito, por isso estamos empenhados para que Viamão não registre nenhum caso”, declara Liciane.

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Adriane Matiotti, relata que estão sendo atendidas as solicitações do Fala Cidadão. “Neste momento, enquanto não chegam os 68 agentes de saúde que já foram contratados, a prefeitura vem realizando o procedimento básico. Logo estaremos fazendo um trabalho mais intensivo em diversas regiões”, afirma.

Nas casas onde há reservatórios de água mal vedados ou sem vedação, a prefeitura disponibiliza uma lona para que o mosquito Aedes Aegypti não largue suas larvas. A recomendação dos agentes de saúde é que todo o reservatório de água seja bem vedado e limpo com freqüência.

Nas regiões, os agentes fizeram a coleta de larvas para análise. As larvas foram levadas para o Centro de Zoonoses, onde é relizado o teste para saber se é o mosquito transmissor da doença. Os recursos para realizar o combate à dengue nos municípios é financiado pelo Ministério da Saúde.
A mobilização já tem um cronograma de atividades até o final do ano, como palestras em escolas, associações de bairros, igrejas, empresas, etc, além de projetos a serem desenvolvidos com agentes voluntários.

Fonte Prefeitura de Viamão

Nenhum comentário: