quinta-feira, 29 de maio de 2008

Precisa-se se Atores sem Experiência em Viamão

Este é o aviso que está estampado na Home Page da Televia TV, site que está promovendo o Primeiro Festival de Vídeo Amador de Viamão. O maior problema, segundo seus organizadores, é justamente encontrar atores e figurantes, mesmo sem experiência alguma.

Aos poucos algumas pessoas estão sendo “sondadas” via MSN e também algumas pesquisas estão sendo feitas no Orkut, mais exatamente na Comunidade da Santa Isabel, a que tem o maior numero de participantes. Também cantores, cantoras, artistas de teatro, integrantes de bandas etc. deverão ser contatados quanto da possibilidade de participarem.

Não há motivo para pânico! Mesmo sendo uma primeira investida nesta área, as pessoas, principalmente os jovens devem encarar com naturalidade este festival. Ninguém vai rir ou falar que apareceu a sombra do câmera ou que a garota que foge do monstro esta rindo e não chorando!” – Esclarece com bom humor Viko Rezende, um novo colaborador aqui de Viamão que está escrevendo vários roteiros ao mesmo tempo e que serão analisados mais tarde para aprovação.

Câmeras, luzes, cabos, mesas e ilhas de edição o pessoal já possui e, os que ainda não compraram, preferem terceirizar de empresas que gravam ou editam eventos em Viamão ou mesmo em outras cidades.

Muitas historias fantásticas, engraçadas, documentários já estão prontos, bastando criar os Roteiros e/ou Storyboards. Para quem não sabe, após ser escrita uma historia, mesmo curta de 5 ou 10 minutos, deve-se escrever o Roteiro, que conta tudo, exatamente como devem ser gravadas as cenas. Ali consta a posição da câmera, nível de iluminação, plano, textos etc. Segundo algumas equipes, esta é a parte mais chata do trabalho, mas que sem a qual, não se começa a gravar.

Já apareceu inclusive um jovem que se prontificou em fazer storyboard, que é quase que um roteiro, só que feito com imagens, mostrando cada cena conforme discutida com o roteirista, produtor e diretor. Tudo e feito em equipe para se conseguir gravar exatamente como o criador da historia imaginou.

Há ainda o problema de musicas, que nesta primeira fase poderão ser utilizadas qualquer uma. Mas é aconselhável que as equipes comecem a pensar em fazer suas próprias trilhas, livres de direitos autorais o que em raros casos, complica a exibição em determinadas mídias. Também algumas bandas já se ofereceram para fazer musicas especiais, que na certa será uma maneira de divulgar o trabalho das mesmas.

Computadores, programas e muita dor de cabeça estão no final, depois de tudo gravado é hora de começar a editar, colocar efeitos, colorir e descolorir cenas até escrever os créditos no final do curta, juntamente com os patrocinadores é claro.

Se sua empresa quer participar entre em contato comercial@televia.tvEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Se você quer participar ou tirar duvidas curta@viamaohoje.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

............................................................................................................................

Links


Roteiros - www.roteirodecinema.com.br

Storyboard - www.spacca.com.br/educacao/storyboard.htm

Anima Mundi - www.animamundi.com.br

Associação dos Roteiristas - www.ar.art.br

Autores de Cinema - www.autoresdecinema.com.br

Nenhum comentário: