A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está promovendo de 20 de maio até o próximo dia 3 de junho, uma série de encontros com os gestores das escolas públicas, contemplando as 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Para a região da 28ª CRE, a renião será na próxima sexta-feira (30), durante todo o dia, no auditório da Ulbra/Gravataí, situada na Avenida Itacolomi, 3600. Estarão presentes os diretores, os supervisores ou um professor das disciplinas de matemática ou português das escolas estadais de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha, Alvorada e Viamão, assim como das escolas municipais e particulares que tenham participado do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) em 2007.
As atividades do dia servirão para análise dos resultados obtidos pelos estudantes gaúchos que participaram da avaliação. Pela manhã haverá com representantes da Seduc, a análise dos resultados do Saers e à tarde, a pauta envolve os Registros Escolares - controle de frequência e fluxos escolares e oficinas para os professores. Na ocasião, os diretores também serão estimulados a utilizarem os boletins do Saers como diagnóstico para qualificação do trabalho pedagógico promovido em sala de aula
O material com a metodologia utilizda na avaliação e a pontuação obtida pelos alunos já está sendo encaminhado às escolas. A avaliação estadual foi aplicada em turmas de 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Participaram da avaliação, cerca de 280 mil alunos e 2,8 mil escolas estaduais, 58 redes municipais e 16 instituições particulares. Foram utilizadas as mesmas escalas de conhecimento dos exames do Ministério da Educação (MEC), que estabelecem análise de proficiência calculada de zero a 500 pontos.
No caso da 2ª série do Fundamental, foi concebida uma escala própria para o Saers, pontuando a avaliação entre zero e mil. No quadro geral do Estado, os alunos da 2ª série atingiram 152,3, em Português, e 762,5, em Matemática. Na 5ª série, as medias ficaram em 202,4 e 211,1 em Português e Matemática, respectivamente. No 1º ano do Ensino Médio, foram registrados 249,8, em Português e 263,2, em Matemática.
Fonte: Maria Aparecda Figueira - www.seduc.rs.gov.br
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