sábado, 3 de maio de 2008

Centenas de pessoas estão desabrigadas devido a chuva

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 4 DE MAIO DE 2008

Centenas de pessoas estão desabrigadas no RS


Os estragos provocados pela chuva intensa e pelo vento se espalharam pelos municípios da região Metropolitana, como Guaíba, Viamão e Alvorada. A situação era descrita como gravíssima pelos bombeiros que passaram a madrugada socorrendo moradores das áreas alagadas nos bairros Florida, Alegria, Cohab-Santa Rita, Nova Guaíba e São Francisco, em Guaíba. Em alguns pontos, a água acumulada da chuva chegou a atingir 1,5 metro no interior das casas. Muitas famílias foram removidas, em caráter emergencial, para o Ginásio Municipal. Outras recorreram às casas de parentes e amigos em busca de abrigo. O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros começou a tocar insistentemente desde as primeiras horas da madrugada. Para salvaralguns pertences, alguns moradores arriscaram a vida.

Em Eldorado do Sul, um dos bairros mais atingidos foi o Chácara das Pedras, onde centenas de moradores tiveram as casas invadidas pela água da chuva.

A situação estava caótica também em Viamão, onde cerca de 300 famílias ficaram desabrigadas por conta da elevação do nível do Arroio Feijó. O Corpo de Bombeiros resgatou dezenas de pessoas que ficaram ilhadas dentro de casa, onde o nível da água atingiu mais de 1,5 metro. A barragem do Cafuncho, na divisa com Porto Alegre, também transbordou. A situação também ficou crítica no bairro Augusta. No total, foram mais de 70 árvores caídas em vários bairros da cidade de Viamão, inclusive com danos à rede de transmissão de energia elétrica.

PMs e bombeiros estavam em alerta devido ao risco de cheias. Devido à interrupção de energia, o município de Canoas começou a enfrentar desabastecimento de água na manhã de sábado. Em Cachoeirinha o temporal também foi intenso, com índices pluviométricos próximos de 158 milímetros.

Os técnicos da Defesa Civil dos municípios atingidos na região Metropolitana foram acionados para socorrer os flagelados. Em algumas cidades, as prefeituras distribuíram cestas básicas e agasalhos para atenuar o drama das famílias. Em Mariana Pimental e Barra do Ribeiro houve queda de árvores e postes. O levantamento toral dos prejuízos deve ser concluído nesta segunda-feira.

Materia Enviada por ASCOQUE - Associação Comunitária Vila Querência - ascoque@terra.com.br







Nenhum comentário: