quinta-feira, 8 de maio de 2008

CEEE queima mais equipamentos em Viamão

Não estamos falando aqui dos resultados causados pelo terrível ciclone que passou mas que curiosamente, não houve falta de energia durante o mesmo, ao menos no bairro Santa Isabel onde fica a redação deste portal.

Estamos falando da rua Santa Isabel, onde a mais de 15 anos a comunidade sofre com as quedas constantes de energia, geralmente a noite. Há uma explosão seguida de fagulhas possivelmente em alta temperatura que caem na rua, arriscando ferir pessoas, principalmente porque tem uma parada de ônibus próxima.

Nesta rua, próximo ao numero 280, há um transformador e que segundo a CEEE, entra em pane devido a sobre-carga. Esta semana já foram quatro casos, sendo que terça-feira o mesmo explodiu 2 vezes, e hoje, quinta-feira, possivelmente ficaremos sem energia. O pessoal que atende o 0800 já sabe até mesma rua, de tanto receber ligações.

Não apenas o transtorno do cidadão que chega cansado do trabalho que não pode tomar banho ou assistir um pouco de tv, mas os sérios e reais riscos de incêndio e morte. Mas aparentemente a direção da CEEE não dá mínima para o que possa ocorrer com seus clientes. Já foram vários telefonemas e nada é feito.

Alem disso, empresas que trabalham a noite param e outras possuem seus equipamentos queimados. Este ano a redação do Viamão Hoje já teve dois micros danificados. Ano passado fora vários, entre aparelhos de TV e outros equipamentos.

Tentar pedir ressarcimento é uma piada. Diz a lenda que a CEEE paga os concertos, mas como o pobre cidadão que muitas vezes não possui carro, ter que pegar sua TV de 29 polegadas e levar em três assistências técnicas para fazer um orçamento, que possivelmente será negado pela CEEE? Some tempo, dia de serviço parado, gasolina, ônibus, táxi, orçamento (sim porque algumas empresas já estão cobrando orçamento e vivem apenas disso), ou seja, é mais barato comprar outra tv ou mandar arrumar a mesma.

Talvez todo o esquema seja este. Quando o correto era a CEEE indenizar sem pestanejar fica a colocar entraves para o cidadão. Isso se não for caso de PROCON e caso de Policia.

Nesta semana assistimos uma reportagem na RBS onde algum irresponsável pela CEEE alegou que problemas devido ao ciclone talvez não sejam pagos porque foram causados por terceiros, no caso, a natureza. Pelo visto os Assassinos da Isabela já estão fazendo escola o Brasil todo, até mesmo em Viamão. Ainda na mesma matéria, outro advogado diz que sim, que a CEEE deve indenizar quem teve danos. Não teria no caso se fosse decretado Estado de Calamidade Publica, o que não foi feito.

Esta semana deveremos reunir os moradores e quem sabe através de um Vereador de Viamão possamos tentar mudar a lei ou a forma com que a CEEE indenize as pessoas. Também exigiremos os reparos nos equipamentos. Outro exemplo da falta de compromisso social é um poste que estava caindo em frente a redação do Viamão Hoje e que foi escorado por outro, mas totalmente oco! Pode-se acreditar numa empresa destas?

Silvio Monteiro
www.viamaohoje.com.br + www.televia.tv

Nenhum comentário: