segunda-feira, 26 de maio de 2008

I Curso de Formação em Educação Ambiental.

Viamão é um município com 214.642 hab. (IBGE, 2000) e uma produção de aproximadamente 120 toneladas diárias de lixo domiciliar. O relatório de execução do Projeto Diagnóstico de Bacias Hidrográficas do Município de Viamão para um Gerenciamento Integrado de Microbacias descreve as águas superficiais do Município composta por três bacias hidrográficas, sendo elas a Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí (RG), a Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba (LG) e a Bacia Hidrográfica da Laguna dos Patos (LP). O mesmo atribui a riqueza dos aspectos da diversidade ambiental ao diferencial entre as áreas planas e acidentadas, componentes básicos da paisagem do município de Viamão.


O início da década de 50 foi terrível para moradores de Londres. Seja por ironia da história ou vingança da natureza, a capital do país que originou a Revolução Industrial, no século XVIII, foi envolta pelo “smog”- uma poluição atmosférica de origem industrial – que matou milhares de pessoas, em 1952. O mundo todo acompanhou o drama, já que uma das conseqüências da Segunda Guerra Mundial foi o desenvolvimento das comunicações.


Genebaldo Freire Dias, que pesquisou a história da educação ambiental, raciocina que esta tragédia inglesa gerou pelo menos dois novos fatos: na Inglaterra, ocorreu um processo de debates sobre a qualidade ambiental, que culminou com a aprovação da Lei do Ar Puro, em 1956. E, nos Estados Unidos, a discussão catalisou o surgimento do ambientalismo, a partir de 1960, acompanhado de uma reforma no ensino de ciências nas escolas, com a introdução da temática ambiental, mesmo que de forma “reducionista”.


Se existe uma referência para o início de um processo de educação ambiental, ela está nos documentos finais da Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilisi, que foi promovida neste município da Geórgia (ex-URRS), entre 14 e 26 de outubro de 1977. Sua organização ocorreu a partir de uma parceria entre a UNESCO e o então ainda recente Programa de Meio Ambiente da ONU (PNUMA). Foi deste encontro que saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental, que até hoje são adotados em todo mundo. O Brasil não esteve representado neste evento, pelo menos em caráter oficial. Depois do evento, vários anos se passaram até que os brasileiros tivessem acesso aos documentos de 1977, inicialmente através de alguns títulos de mercado editorial.



No ano de 2006, o Grupo Maricá, organização não governamental sediada em Viamão, realizou o mapeamento das ações de educação ambiental nas escolas municipais. O resultado do projeto demonstrou que grande parte as escolas, mesmo sem recursos, executa ações nesta área. No mesmo ano, foi organizado o I Encontro de Educação Ambiental, com objetivo de integrar as ações e promover trabalhos em rede. Neste sentido, a entidade estará organizando, no segundo semestre o I Curso de Formação em Educação Ambiental.


Segundo Jorge Amaro, o objetivo central é “resgatar estes educadores e viabilizar a formação da REVEA – Rede Viamonense de Educação Ambiental”. Além do Maricá, o curso tem ainda a organização da Associação dos Recicladores de Viamão e conta com uma série de parcerias: gvp – GABINETE DO VICE-PREFEITO; sme – sECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; SEPLAN – SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, HABITAÇÃO E MEIO AMBIENTE-DEMAM; covima – CONSELHO VIAMONENSE DO MEIO AMBIENTE; sema – SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE; FZB – fundação zoobotânica; IBAMA – INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS; ULBRA – uNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; programa cantando as diferenças; IPETRANS – INSTITUTO DE PESQUISAS TRANSDISCIPLINARES E banrisul – Banco do estado do rio grande do sul.

serão seis encontros de oito horas. Todos em escolas públicas:

· Luciana de Abreu (Junho)

· São Jorge (Julho)

· Sargento Raimundo (Agosto)

· Apolinário (Setembro)

· Canadá (Outubro)

· ETA - Conferência de Educação Ambiental (Novembro)

PÚBLICO ALVO:

Educadores, lideranças comunitárias e agentes públicos.

Mínimo de participantes: 30 Máximo de Participantes: 50

CONTEÚDO BÁSICO:

· FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EA

· A CONSTITUIÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA EA

· POLÍTICAS DE EA

· PROJETOS E AÇÕES EM EA

· AGROECOLOGIA

· PERMACULTURA

· PLANTAS MEDICINAIS

· UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

· GESTÃO DE RESÍDUOS

· FORMAÇÃO DE REDES

METAS:

- MÉDIA DE 40 PARTICIPANTES / MÊS: ATINGIR 240 EDUCADORES

- 10 ESCOLAS / MÊS: ATINGIR 60 ESCOLAS

- INDICADOR DE IMPACTO: NÚMERO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS

- INDICADOR DE PROCESSO: FORMAÇÃO DA REDE VIAMONENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Inscrições em informações:

grupomarica@bol.com.br

(51) 96128261


fonte:

http://www.vhecologia.blogspot.com/

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