segunda-feira, 5 de maio de 2008

I Festival independente de Vídeo Amador de Viamão

A proposta principal do I Festival independente de Vídeo Amador de Viamão é de criar um evento anual onde qualquer pessoa possa participar com suas produções. Tanto poderão participar profissionais do ramo como também aqueles que estão aprendendo a segurar a câmera pela primeira vez. Ao contrário de outros festivais onde os interessados se sentem até mesmo um pouco constrangidos de mostrarem seus trabalhos, este espaço na mídia local é justamente para sondar nosso universo em busca destas pessoas que possivelmente tem algo muito interessante para mostrar.

Desta forma, esta Mostra de Vídeos locais talvez não seja exatamente um Festival mas servirá para ser a semente de algo maior nos próximos anos. A regra básica do mesmo é ser totalmente livre. Assim, procuramos identificar todos aqueles que estão ou não à margem da sociedade quanto a sua participação neste tipo de evento.


Também desejamos que esta iniciativa venha a se firmar como um evento que revele a capacidade dos produtores locais de lidar com esta mídia tão envolvente que a cada dia avança em nossas vidas. Se antes o cinema começou com salas fechadas e mais tarde a TV se popularizou a ponto de ser chamada de “A rainha da sala de estar”, hoje as produções se voltam para a Internet e web móvel, vislumbrando um imenso e praticamente infinito universo dos aparelhos de celulares e outros que sequer podemos imaginar.


Com este imenso potencial, seria interessante a participação de escolas tanto de nível básico como também de ensino médio. O bom seria se novos cursos fossem criados no municio visando formar profissionais nas áreas de teatro, televisão, cinema e nesta nova linguagem que chamarei por hora de webvisão.


Saibam que estamos vivenciando um momento único da humanidade quando qualquer cidadão pode mostrar suas obras para o planeta inteiro. Este poder que é dado ao homem assusta muita gente é claro. Da noite para o dia a "digitalização das coisas" unida a Web tem fechado gravadoras, derrubado audiências das TVs mais tradicionais e colocando as redações dos maiores jornais do mundo em ponto de alerta. É chegada a era da webvisão e queremos você conosco!


Desnecessário dizer que vale tudo, como desenho animado, animações com massinhas, fantoches, marionetes, fantasias, regravação de outras produções (não exatamente um plágio, mas como exercício), etc. Claro que sempre levando em consideração que a Mostra é aberta a todas as idades neste primeiro momento e que não serão aceitos determinados temas que envolvam temas como sexo, drogas, violência, racismo etc de maneira apenas gratuita, sem um enredo ou mensagem que a Comissão Julgadora achar importante e que possa e deva ser vista por todas as idades.


Também esperamos uma maior integração dos envolvidos de maneira que todos troquem conhecimentos e dicas entre si. É possível até mesmo que técnicos e atores participem de outros grupos, sem uma concorrência desenfreada sem justificativa. É possível também a criação de oficinas, visitas as escolas, reuniões, seminários etc. para troca de informações e formação técnica. Quem souber algo sobre estas áreas á pode ir se apresentando (curta@viamaohoje.com.br).


Durante o Festival, aconteceram as Mostras de Vídeo , com relatos de trabalhos realizados, abordando aspectos específicos de produção audiovisual, como desenho animado, videoclipes, esclarecimentos sobre a produção de filmes em bitola diversas, Vídeo Digital etc.


Saiba mais em www.televia.tv/curtaviamao




Nenhum comentário: