segunda-feira, 5 de maio de 2008

Viamão inaugura busto em homenagem a Tapir Rocha

Tapir Rocha
Finalmente foi inaugurado o Busto de Tapir Rocha em Viamão. Abaixo, algumas informações constantes na Wikipedia.

Tapir Rocha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Prefeito de Viamão

Deputado Estadual do Rio Grande do Sul

Mandato: Prefeito de 1982 a 1988
Deputado de 1991 a 1994
Data de nascimento: 29 de abril de 1928
Local de nascimento: Porto Alegre
Data da morte: 16 de abril de 2000
Local da morte: Porto Alegre
Primeira-dama: Lais Theresinha Sica da Rocha
Partido político: PDT e o antigo PTB
[[WP:PPO#{{{projecto}}}|...]]
WP:PPO#{{{projecto}}}

Tapir Tabajara Canto da Rocha (Porto Alegre, 29 de abril de 1928Porto Alegre, 16 de abril de 2000) foi um político brasileiro, vereador e prefeito de Viamão e deputado estadual no Rio Grande do Sul.


Política

Na política iniciou como o vereador mais votado do antigo PTB em 1959, reelegendo-se como o mais votado do município em 1963. Quando do golpe de 1964 foi perseguido pela ditadura, teve seu mandato cassado e foi preso, permanecendo 41 dias no cárcere do DOPS - a polícia política do regime militar.

Como vereador liderou o Movimento dos Agricultores Sem-Terra em Itapuã onde foi realizada a reforma agrária durante o governo de Leonel Brizola. Os lotes divididos igualitariamente, são preservados até hoje e produzem normalmente.

Após os anos de chumbo, com a volta dos exilados, Tapir Rocha articulou a organização do PDT em Viamão. Em 1982 elegeu-se prefeito.

As realizações como prefeito projetaram Tapir em nível estadual. Em 1990 elegeu-se o primeiro (e único até hoje) deputado estadual da história de Viamão. Durante seu mandato, e por sua influência, o município ganhou a nova Companhia da Brigada Militar na parada 32, o Corpo de Bombeiros, a Avenida do Trabalhador e novas centrais automáticas da antiga CRT.

As Informações são da Wikipedia



Nenhum comentário: