terça-feira, 20 de maio de 2008

Solidariedade na Escola Luciana de Abreu


O sábado (17/05) foi de intensa movimentação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Abreu. Tudo por conta do Dia da Solidariedade, complementado por um projeto de Mutirão Escolar.

A data em que se comemora o Dia da Solidariedade surgiu a partir da idéia de um grupo de pessoas que acreditavam poder mostrar as ações solidárias da sociedade gaúcha em um momento de atividades e mobilização social. No primeiro encontro deste grupo, em 2003, percebeu-se que para esta idéia se concretizar teria de contar com muitas parcerias de pessoas, empresas e entidades governamentais. O grupo começou então a articular-se e a convidar pessoas e instituições que participaram e discutiram profundamente a melhor forma de viabilizar esta data específica para refletir a solidariedade na capital gaúcha. Foi assim que se esclareceu como seria esta ação, onde se conceituou a missão e os objetivos do Dia da Solidariedade. Lei de nº 11.693 de 26 de novembro de 2001, entrou em vigor em 2001 e acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio. Tem como objetivo incentivar as empresas, instituições comunitárias, escolas, sindicatos de trabalhadores, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade. Desde então, três edições já foram realizadas com absoluto sucesso. O volume de arrecadações, as ações solidárias e o grande público que comparece ao evento, não deixa dúvidas que o Dia da Solidariedade já está marcado na agenda dos gaúchos.

E foi este espírito que motivou professores, alunos, funcionários, pais e membros da comunidade promoveram um mutirão de limpeza na área interna e externa daquela instituição. A equipe diretiva destacou que a “atividade faz parte de uma estratégia da escola de trabalhar os temas de forma integrada, promovendo assim a participação de todos. Todos que estiveram presentes estão de parabéns.” Como resultado, está uma escola mais limpa, mais bonita e organizada. Só de entulho saiu uma caçamba completa.

A atividade teve apoio do Departamento de Limpeza Urbana e da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Jorge Amaro, da ong Maricá “estas atividades reforçam o conceito de cidadania e participação. Onde cada um faz a sua parte, os resultados sempre serão positivos.”

A direção da escola agradece os seguintes estabelecimentos que auxiliaram na atividade, seja com recursos materiais ou humanos:

- Dorival Antonio de Almeida – Bar Antonio Gordon´s

- Ferragem Mottin

- Supermercado Vieira

- Super Pauli

- Augusta Materiais de Construção

- Iri Modas

- Tor da Moda

- Cia da Economia

- L e C Comércio de Doces e Lan House

- Ong Maricá



Fonte: Escola Luciana de Abreu

Nenhum comentário: