domingo, 11 de maio de 2008

Licença-Maternidade de seis meses as funcionárias públicas de Viamão

Vereador Armando propõe ampliação da licença maternidade de 120 para 180 dias, as futuras mamães, servidoras públicas municipais, extensivo as mães que adotarem criança. Aos pais, ele também propôs a ampliação da licença-paternidade de 5 para 15 dias.

O relator da Comissão dos Direitos Humanos e da defesa da Criança e do Adolescente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT) apresentou projeto de emenda parlamentar, que amplia de quatro para seis meses, a licença maternidade das funcionárias públicas de Viamão.

O projeto de emenda do vereador Armando está em tramitação na Câmara de Vereadores, e adiciona ao projeto de reestrutura o regime próprio de previdência social dos servidores municipais, dispositivos que, se aprovados, garantirão o direito à licença maternidade de 180 dias, mediante inspeção médica, com remunerações integrais e poderá ser concedida a partir do oitavo mês de gestação.

Mães adotivas também terão licença-maternidade ampliada para 180 dias Pelo projeto do vereador Armando Azambuja, a licença maternidade será concedida também à funcionária pública que adotar uma criança ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção, em períodos de acordo com a idade da criança: se a criança tiver até dois meses de idade, 180 dias; de dois meses a um ano de idade, a licença será de 120 dias; de um ano a quatro anos de idade, 60 dias; e se tiver de quatro anos a oito anos de idade, a licença-maternidade será de 30 dias.

Licença maternidade: seis meses é melhor


Segundo o vereador Armando Azambuja, o projeto reforça a campanha “Licença maternidade: seis meses é melhor”, desenvolvida em todo o Brasil pela sociedade Brasileira de Pediatria. Endossada pela OAB nacional, a campanha gerou projetos municipais e estaduais e já existem Leis aprovadas em dezenas de cidades e em vários Estados. “Os pediatras afirmam que o aleitamento materno é fundamental para o bebê não somente do ponto de vista biológico, mas também psicológico, advindo do estreitamento de sua relação com a mãe.

Por isso, a licença maternidade é fundamental também para as mães que por algum motivo não conseguem amamentar no peito e inclusive para as adotivas. Quanto mais tempo as mães dispuserem para estreitar os laços afetivos com seus filhos, melhor”, explica o vereador Armando. Projeto propõe também ampliação da Licença-paternidade de 5 para 15 dias
Para os pais, funcionários públicos de Viamão, o vereador Armando também propôs a amplação da licença-paternidade de cinco para quinze dias, contados a partir da data de nascimento, da adoção ou da obtenção de guarda judicial de crianças, sejam elas recém-nascidas ou de até oito anos de idade.

Mais sobre o assunto:

http://vereadorarmando.com.br/noticia85.htm

http://vereadorarmando.com.br/emvotacao.htm

Um comentário:

Blogger do maurão disse...

Porque sera que so agora no final de seu mandato e proximo de uma campanha eleitoral, este vereador vem fazer este projeto. Sera que antes nao teve tempo.